Considerado uma das raças mais antigas do mundo, o cachorro maltês foi criado no ano 500a.c. na República de Malta. Apesar de não parecer, o que muita gente não imagina é que esses cães tão lindos e aristocratas eram utilizados como rateiros, ou seja, a função inicial do maltês era de caçar ratos e outros roedores. Seu tamanho, inclusive, sempre foi excelente para tal ofício – já que era com facilidade que eles adentravam as tocas e “esconderijos” desses animais.
O maltês costuma ser bem amistoso e alegre, mas dependendo da forma como é criado, pode se mostrar um pouco possessivo para com seus pais humanos na presença de desconhecidos. Alguns malteses tendem a ser mais geniosos também, sendo indicado realizar um trabalho de socialização com pessoas e outros animais ainda quando jovens. Cachorros malteses que não possuem muito contato com pessoas podem se mostrar um tanto quanto agressivos, seja por medo ou por excesso de confiança. Lembre-se de que são cães destemidos e tipicamente caçadores (apesar de hoje serem considerados de companhia).
Parente próximo do bichon frisé, o maltês se destaca por sua inteligência, mas isso precisa ser estimulado por toda a sua vida. Atividades mentais e algumas aulas de educação podem fazer toda diferença na vida do seu pet – e na sua também. O maltês costuma ser obediente, mas não é do tipo que atende às ordens de qualquer um. Normalmente, é preciso que ele tenha algum vínculo com a pessoa para que isso funcione.
A expectativa de vida de um cachorro maltês é de 15 anos.
O maltês precisa de um cuidado muito especial com seus pelos, que formam nós com facilidade. Escová-los diariamente é uma tarefa obrigatória para manter sua pelagem bonita e saudável, além de evitar o incômodo causado quando há um “emaranhado” em seu corpo. As manchas por conta das lágrimas e do contato com a água e a comida, por exemplo, podem ser um problema. Hoje em dia, existe no mercado produtos específicos para a limpeza dos olhos e focinho, além de shampoos e rações que prometem minimizar essa questão.
O cachorro da raça maltês costuma ser apontado como o mais antigo de todos os cães do tipo “toy”/ miniatura da Europa. O maltês já foi chamado “maltese terrier” por suas incríveis habilidades como caçador de roedores.
O maltês pode parecer um cachorro um tanto quanto frágil por conta de seu tamanho, mas engana-se quem pensa que ele é assim. A raça possui pouca predisposição a doenças, sendo problemas de luxação de patela (espécie de “encaixe errado” da articulação), problemas hepáticos, cardíacos e de pele os mais habituais.